O Brasil possui um dos maiores rebanhos de equinos do mundo. O diagnóstico de gestação em éguas é fundamental para o planejamento da fazenda.  O exame de palpação transretal permite que o diagnóstico  de gestação seja realizado de forma precoce, além de ser uma ferramenta importante para o exame ginecológico e auxiliar na aplicação das biotecnologias da reprodução.

O diagnóstico de gestação por ultrassonografia é um método seguro e não invasivo,  que permite a identificação precoce da gestação por volta de 10-12 dias de gestação. A ultrassonografia também é usada para confirmação da viabilidade fetal; sexagem fetal; avaliação do trato reprodutivo e da ciclicidade da égua.

Entretanto, para utilizar essas técnicas de forma eficiente é essencial que o médico veterinário tenha um bom treinamento e conhecimento da anatomia dos órgãos reprodutivos, da fisiologia da reprodução da égua e de ultrassonografia.

O CURSO DE PALPAÇÃO TRANSRETAL E ULTRASSONOGRAFIA EM EQUINOS aborda os seguintes temas:

- Histórico e importância do equino no Brasil e no mundo;

- Anatomia reprodutiva da égua;

- Fisiologia reprodutiva da égua;

- Exame ginecológico da égua;

- Técnica de palpação transretal na égua;

- Desenvolvimento gestacional na égua;

- Estimativa do período gestacional na égua; 

- Histórico da ultrassonografia;

- Bases físicas da ultrassonografia;

- Técnica de ultrassonografia na égua;

- Controle folicular na égua;

- Diagnóstico de gestação por ultrassonografia em éguas (Fases gestacionais);

- Identificação do sexo fetal em equinos.

 

EXCLUSIVO PARA MÉDICOS VETERINÁRIOS E ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA!
Verifique o artigo 5º da Lei 5.517/68 que discorre sobre as funções e atividades de competência privativa do Médico Veterinário.

*sujeito a comprovação

 

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: 90 DIAS

 

 

 

Conteúdo do curso

2 cursos neste pacote

Venha para a Sheep Embryo você também!
Adquira este curso online agora mesmo


10x de R$ 79,70 no cartão
Sobre os Instrutores
Fábio Morotti

Fábio Morotti

Médico Veterinário formado pela Universidade Estadual de Maringá  (UEM  - 2009), realizou Residência em Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Grandes Animais no Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2010),  possui Mestrado (2012) e Doutorado em Ciência Animal (2016) pela UEL, com ênfase na área de Biotecnologia da Reprodução Animal. 

Docente responsável pelas disciplinas de Teriogenologia de Grandes Animais no Departamento de Clínicas Veterinárias e de Reprodução Animal no Departamento de Zootecnia da UEL.